O processo de Cidadania Italiana durante a crise



A crise mundial de saúde que afetou quase todos os países em 2020 obviamente também trouxe impactos negativos para aqueles que estão em busca da cidadania italiana. Algumas pessoas que estavam na Itália viram seus processos estagnados devido à alteração do funcionamento dos órgãos públicos italianos, outras pessoas que estavam com viagem marcada tiveram seus voos cancelados, outros ficaram decepcionados com a possibilidade de não concluírem seus processos da cidadania italiana antes da saída do Reino Unido da União Europeia em 31 de dezembro de 2020. 
Estes têm sido longos meses de prejuízos financeiros, atrasos, mudanças de planos, fronteiras fechadas, confinamento, isolamento social, falta de dinheiro de pessoas que foram para a Itália com reservas que não previam a extensão do prazo do processo; sem falar naqueles que ficaram doentes ou perderam um ente querido. Diante de tantas adversidades, qualquer sonho pode ser abalado e algumas pessoas podem até mesmo estar considerando desistir da cidadania italiana. 
Assim sendo, é hora de começar a recebermos notícias boas após meses de sofrimento. E as primeiras notícias que chegam é que a Itália começa a retomar algumas de suas atividades normal, ainda que com restrições e em ritmo bem lento. Para quem está no Brasil, a esperança começa a ser renovada, mesmo que possa ser cedo para determinar uma data precisa para a viajar para a Itália. Quem está na Itália tem mais motivos para se alegrar, pois vários comuni já estão retomando o ritmo de trabalho, dando andamento nos processos de cidadania italiana e demais procedimentos burocráticos relacionados. Aos poucos, mais e mais pessoas relatam novidades em seus processos e algumas já estão na fase de emitir a tão esperada carta di identità. 
Sabemos que o mundo não voltará ao normal tão cedo, pois mesmo após a crise de saúde ser resolvida, ainda restarão uma enorme crise financeira mundial que pode afetar os planos de imigração. Contudo, é preciso ter em mente que nada é impossível, nem mesmo quando as dificuldades aumentam. É preciso planejar melhor, possivelmente adiando etapas e estendendo as garantias. A cidadania italiana não é a solução para todos os problemas e sozinha não é capaz de trazer felicidade. Ela é um instrumento, uma etapa intermediária entre onde estamos e onde podemos chegar. As dificuldades aumentam um pouco o percurso, mas elas não são capazes de destruir nossos sonhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Evite essas cidades para fazer a cidadania italiana na Itália

Cidadanias italianas canceladas e prisões!