Solicitar certidões nos cartórios
Após já ter conseguido obter todas as certidões do ascendente italiano, inclusive a CNN, é hora de solicitar as certidões dos outros integrantes da sua linhagem de transmissão.
Para entender melhor, considere o exemplo de linhagem de transmissão abaixo.
Suponhamos que um italiano chamado Aldo tenha imigrado ao Brasil, casado e tenha tido 4 filhos.
Um desses filhos foi Elisa, que nasceu no Brasil casou-se e teve 2 filhos, entre os quais Jonas, também nascido e casado no Brasil e pai de Cristiano.
Digamos que cristiano queira ser reconhecido cidadão italiano pelo direito de sangue. Para isso ele precisará das seguintes certidões por integrante da linhagem de transmissão:
- Bisavô Aldo (falecido) - certidão de nascimento italiana, certidão de casamento e óbito brasileiras
- Avó Elisa - certidões de nascimento e casamento
- Pai Jonas - certidões de nascimento e casamento
- Cristano - certidão de nascimento. Caso seja casado, precisará da certidão de casamento. Caso seja divorciado, precisará da certidão de divórcio traduzida e apostilada, bem como do processo de divórcio completo, porém somente a Petição Inicial, Ata de Instrução e Julgamento, Sentença e Trânsito em Julgado devem ser traduzidos e apostilados.
Assim, você deve solicitar as certidões de todas as pessoas de sua linhagem de transmissão, para os atos de nascimento, casamento e óbito. Vale lembrar que em algumas cidades italianas as certidões de óbito não são necessárias para o processo, devendo antes de emiti-las, confirmar com o órgão responsável ou com o assessor contratado.
As certidões devem ser emitidas nos cartórios em INTEIRO TEOR, que é diferente das certidões que normalmente possuímos. As certidões em inteiro teor são a transcrição ipsis litteris dos registros contidos nos livros do cartório, isto é, são o texto integral.
Tudo isso visa somente deixar claro que o requerente é mesmo descendente de um italiano, e, por consequência, é também um cidadão italiano pelo direito de sangue.
Comentários
Postar um comentário