Primeiros passos na Itália
Na Itália, suas primeiras preocupações serão instalar-se em seu local de hospedagem e confirmar sua residência junto ao Ufficio Anagrafe. O assessor deve ter já preenchido seu formulário, cabendo a você apenas conferir os dados e assinar, para comparecer junto à ele ao órgão e solicitar o registro de sua residência na cidade.
Contudo, se você entrou no espaço da União Europeia por outro país que não seja a Itália, será necessário, antes de dar entrada na residência, comunicar sua entrada em território italiano na Questura, órgão responsável pela segurança e outros assuntos. Novamente aqui será preenchido um formulário e juntada uma cópia do seu passaporte. O assessor deverá cuidar disso também.
Para confirmar sua condição de residente, um policial do município, ou vigile, irá visitá-lo e verificar as condições de sua residência, para garantir que você esteja realmente residindo nela e em condições adequadas. Essa visita pode demorar alguns dias e até mais de uma semana.
Confirmada a residência, o assessor pode dar entrada no processo da cidadania, que inicia com a apresentação de formulários e documentos, e pode estender-se por vários dias, normalmente alguns meses.
Comentários
Postar um comentário