Consultar família
Desde pequenos nós ouvimos de nossos parentes que somos descendentes de italianos, e, muitas vezes, essa é toda informação que temos. Para fazer o processo de reconhecimento da cidadania italiana é preciso mais. Isso porque o documento mais importante do processo, o primeiro a ser obtido, é a certidão de nascimento do ascendente italiano, aquele que imigrou para o Brasil e pelo qual recebemos o direito de sangue.
Ainda que algumas informações tenham se perdido com o passar das gerações, é na família que iniciamos as buscas que vão nos levar à certidão de nascimento do ascendente italiano. Basicamente o que precisamos para isso é o ano e a cidade de nascimento, mas saber o nomes dos pais pode ajudar bastante.
Na pesquisa familiar é preciso ver fotos e procurar documentos, mas principalmente ouvir os mais velhos, o que inclui parentes distantes. Considere que nem sempre os italianos falavam com clareza sobre seu passado na Itália, ou essas histórias não foram guardadas corretamente na memória daqueles que ouviram.
As informações encontradas podem divergir, porém é preciso ater-se a todas elas até que se tenha uma certeza apoiada por documentos. Assim, passamos para a próxima etapa das buscas pela certidão do italiano: a pesquisa em registros públicos.
Comentários
Postar um comentário