Procurar advogado
O processo judicial da cidadania italiana é o recurso utilizado para garantir o direito a uma pessoa à cidadania italiana pela chamada via materna (quando na linhagem de transmissão uma mulher italiana é impedida de transferir a cidadania a filhos nascidos antes de 1948) ou devido a demora da fila do consulado italiano. Em ambos os casos o processo é feito no Tribunal de Roma, portanto é preciso contratar um advogado habilitado para atuar na Italia.
Contratar um advogado é algo sério e deve ser feito levando em consideração a importância do resultado esperado e o valor investido no processo. Afinal, a maioria das pessoas busca a cidadania italiana para imigrar e realizar o sonho de recomeçar a vida.
Aqui cabe o conselho usado para contratar qualquer profissional que irá prestar um serviço, ou seja, pesquisar referências, clientes antigos, possíveis reclamações e inscrição nos órgãos competentes. A maior parte dessas verificações pode ser feita pela internet, e conhecendo o idioma italiano é possível pesquisar também na justiça italiana.
Além da qualidade do serviço, outro fator importante é o custo. Por isso é importante solicitar orçamento de vários advogados, para depois escolher aquele que melhor atende suas necessidades. Vale lembrar que o valor pode variar muito dependendo do advogado e particularidades do seu processo.
O processo judicial pode demorar mais que o administrativo realizado na Italia, podendo durar até cerca de 2 anos para sair a sentença e as certidões serem transcritas para a emissão dos documentos de identidade italianos do requerente. Contudo, algumas das vantagens do processo judicial compensam o maior tempo de espera. Não há necessidade do requerente viajar à Italia e o processo pode incluir várias pessoas da mesma família, o que acaba sendo cômodo para muitas pessoas.
Comentários
Postar um comentário