Registrar residência



Como condição necessária para dar entrada no processo da cidadania, solicitar o seu registro como residente é essencial. Antes, porém, é preciso atentar-se a um detalhe importante: caso seu voo tenha feito escala em outro país da União Europeia (Espaço Schengen) e seu passaporte foi carimbado neste país, será necessário declarar sua presença na Itália. Isso deve ser feito na questura (órgão do departamento de segurança da Italia) da região, onde será solicitado o preenchimento de um formulário e a apresentação dos seus documentos.

O próximo passo é a solicitação do codice fiscale (equivalente italiano ao nosso CPF) na Agenzia dell'Entrate. O código é gerado após a entrega de um formulário e apresentação de seus documentos e o cartão chegará via correio no endereço fornecido após alguns dias.

Em seguida é necessário ir ao Ufficio Anagrafe do comune registrar sua residência. Para isso, utilize o formulário preenchido pelo responsável por te fornecer a moradia, outro formulário referente à solicitação da residência, o protocolo do pedido do codice fiscale e seu passaporte.

Por fim, aguarde a visita do vigile, que irá confirmar sua condição de residente e atestar que o imóvel tem condições de te abrigar adequadamente. Somente após a visita do vigile e da confirmação no comune é que você pode dar entrada no processo de reconhecimento da cidadania.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Evite essas cidades para fazer a cidadania italiana na Itália

O processo de Cidadania Italiana durante a crise

Cidadanias italianas canceladas e prisões!