Comparar dados das certidões
Tendo já em mãos a certidão de nascimento do seu ascendente italiano, é necessário verificar os dados nas certidões de todos os que compõem a linhagem de transmissão da sua família, ou seja, de todas as gerações de descendentes do italiano até você. O ideal é fazer isso apenas consultando os registros, pois a emissão das certidões deve ser feita após ter certeza que poderão ser utilizadas no processo, o que fazemos nesta etapa.
Os nomes e sobrenomes que se repetem nas certidões devem estar iguais, bem como as datas e localidades. Pode existir uma certa tolerância para erros mínimos em grafias e até para o abrasileiramento de nomes (como de Giuseppe para José), mas isso depende exclusivamente da interpretação do oficial responsável pelo órgão que fará seu processo, pois não há um guia com as exigências a serem cumpridas na interpretação dos registros nas certidões. Eles embasam-se apenas no princípio de que não pode haver dúvidas sobre a relação de descendencia do requerente com o ascendente italiano.
Para adequar possíveis erros ou inconsistências nas certidões, pode ser necessário fazer retificações nos registros. Os registros de cartório devem ser mantidos através do tempo para que tenham valor legal. Portanto, realizar retificações neles requer a realização de um processo.
Erros simples como uma letra faltando ou uma data errada, isto é, algo que não altere a identidade da pessoa envolvida no registro, pode ser retificado através de processo administrativo, que normalmente é feito com um requerimento no próprio cartório, que deve ser acompanhado pelos documentos que sustentam a tese de que o registro está errado. É um processo relativamente simples e tende a não demorar mais que um ano, mas pode variar de caso para caso.
Já os erros maiores, como sobrenome faltante no nome de uma pessoa, devem ser feitos através de processo judicial, que precisa ser aberto na justiça por um advogado. Esse tipo de processo pode demorar muito, como qualquer processo correndo em tribunais cíveis. Somente após a conclusão do processo, com a autorização do juiz, é feita a retificação.
A retificação não altera o registro em si, mas apenas gera uma averbação, que é uma anotação feita no livro de registros juntamente ao registro origninal. Com isso, ao emitir uma certidão de inteiro teor cuj registro que foi retificado, será transcrito o registro original com o erro e logo abaixo dele virá a averbação contendo a retificação e o ato resultante do processo de retificação.
Comentários
Postar um comentário