Realização do processo
O processo é iniciado efetivamente após a confirmação de sua residência na Itália, ou seja, após a visita do vigile (guarda municipal), pois residir na Itália é um requisito para fazer o processo lá.
Se você está fazendo o processo com o assessor, ele deve ficar atento à confirmação da residência, estando sempre em contato com o comune. Assim não perderá tempo para poder dar entrada no processo.
A entrada no processo é feita com mais um formulário apresentado no comune e é seguido da entrega dos documentos.
Basicamente o comune analisa seus documentos, atestando a legalidade de todos eles da maneira que for necessária. Outra etapa executada pelo comune, que pode demorar algum tempo, é a solicitação da non rinuncia, que nada mais é que um pedido de informação enviado aos consulados italianos das regiões onde seu ascendente italiano possa ter residido, solicitando a busca por pedidos de renúncia da cidadania italiana. É muito raro, mas pode ter ocorrido de algum italiano ter renunciado à sua própria cidadania ao imigrar para o Brasil.
O processo termina basicamente com a chegada da resposta da non rinuncia e em seguida com a assinatura dos documentos necessários no comune. A partir daí você já é um cidadão italiano e pode requerer sua carta de identidade e demais documentos.
Comentários
Postar um comentário