Pesquisar registros públicos
Após consultar todos os parentes e todos os meios que dispunha a família, se ainda for desconhecido o local de registro do nascimento do ascendente italiano para que seja obtida sua certidão de nascimento, é hora de partir para os registros públicos.
Por registros públicos, entenda todo tipo de informação e registro que esteja disponível para consulta e obtenção de documento, como sites específicos, registros da viagem e hospedagem do italiano, livros, comprovantes e, principalmente, os registros de atos civís feitos em cartórios e paróquias. Os registros civís são aqueles feitos principalmente nas ocasiões de nascimento, casamento e óbito, constituindo a via pela qual são emitidas as certidões desses atos.
Na Itália, o registro do nascimento do italiano pode estar em livros de registro da igreja se for anterior à década de 1870, na forma de registro de batismo, ou nos órgãos conhecidos como Ufficio dello Stato Civile, algo como "escritório de estado civíl", que ficam geralmente na sede do Comune (prefeitura).
No Brasil, essa tarefa fica a cargo dos cartórios de registros, que escrevem os atos em seus livros oficias. Todo registro deve ser bem claro, de maneira a torná-lo válido e legal para o uso no exercício dos direitos civís. Com esse fim são tomadas as informações das pessoas que estão declarando o registro, além das partes envolvidas. Num registro de nascimento, por exemplo, estão contidas as informações dos pais da criança, como a idade, nome completo, local de nascimento, além do nome dos avós. O mesmo aplica-se aos registros de casamento e óbito.
Portanto, se o ascendente italiano casou-se, teve filhos ou faleceu no Brasil, esses atos foram registrados em cartórios e podem conter as informações sobre ele que levarão à localização do seu registro de nascimento para emissão da certidão de nascimento.
É preciso ter em mente que os erros em registros brasileiros são comuns quando se trata de atos civís antigos e, mais ainda quando tratando-se de imigrantes. Isso porque eles podiam não falar fluentemente o idioma português, além de os cartórios não terem a criteriosidade de hoje na comprovação dos dados declarados no registro. Por isso é possível encontrar nomes com a grafia incorreta ou sobrenomes omitidos, datas de nascimento incompletas ou arpoximadas, local de nascimento incorreto ou muito amplo e outros.
Como exemplo podemos citar a "tradução" dos nomes como de Giovanni para João, ou de Giuseppe para José; grafias de sobrenomes incorretas como de Giovanelli para Jovaneli; a data de nascimento estar preenchida somente com o ano, sem dia e mês; o local de nascimento constar somente "Itália", sem a cidade ou província, ou somente informando a província, como Vicenza, quando na verdade a cidade de nascimento podia ser uma cidade na província de Vicenza. No caso das províncias, entenda que uma província é o mesmo que uma região ou um estado, portanto existem muitas províncias que contém uma cidade com o mesmo nome, além de terem muitas outras cidades. Ainda tomando como exemplo Vicenza, existe a Província de Vicenza, que tem em seu território 121 cidades, sendo a capital também chamada de Vicenza. É como o estado de São Paulo, que tem a capital com o mesmo nome e muitas outras cidades em seu território. Aí pode ocorrer uma confusão quando se está consultando registros brasileiros, pois pode não ser suficiente para localizar o registro de nascimento sabendo-se apenas o nome da província de nascimento, dada a quantidade de cidades que uma província pode ter.
É importante acrescentar que nos cartórios brasileiros o serviço pode ser ruim, com funcionários que não irão fazer as pesquisas nos livros de registros, ou que não dificultarão a consulta do registro, forçando-os a emitir uma certidão. A certidão é um documento caro, portanto emiti-la somente para consulta de dados é algo a ser pensado, pois a certidão poderá não ser aproveitada no processo de reconhecimento da cidadania italiana. Para o processo são utilizadas as certidões de nascimento, casamento e, às vezes de óbito, de todos os integrantes da linhagem familiar do italiano até você, mas para isso elas devem ser na modalidade Inteiro Teor e terem menos de um ano de emissão.
Caso você tenha realmente esgotado as pesquisas familiares e em registros públicos porém não tenha conseguido ainda obter a certidão de nascimento do seu ascendente italiano, será necessário contratar um buscador profissional de documentos, que fará o trabalho de fazer a investigação ir pessoalmente nos órgãos italianos até encontrá-la.
Veja o vídeo gravado durante meu processo da cidadania italiana na etapa de pesquisa no cartório:
https://www.youtube.com/watch?v=JFjpqho7HZ8
Veja o vídeo gravado durante meu processo da cidadania italiana na etapa de pesquisa no cartório:
https://www.youtube.com/watch?v=JFjpqho7HZ8
Comentários
Postar um comentário