Cidadanias italianas canceladas e prisões!



Se você está em busca da cidadania italiana e participa de grupos de discussão sobre o assunto já deve ter visto as últimas notícias sobre centenas de processos que foram cancelados na Itália. Foram vários episódios nos últimos meses que resultaram na prisão de pessoas que trabalhavam com assessoria na Itália e também funcionários de comune que participavam do esquema. Muitos desses processos utilizaram documentos falsos e fizeram uso de práticas ilegais, justificando assim o cancelamento da cidadania italiana para várias pessoas que contrataram estes serviços irregulares. Claro que é possível que alguns clientes tenham sido enganadas ao contratar esses serviços, talvez até por desconhecer o processo. Se essas pessoas tinham o direito à cidadania italiana é lamentável que tenham sido lesadas e isso só reforça aquilo que sempre recomendamos: pesquisar bastante e conhecer bem o processo antes de iniciá-lo. 
Por outro lado também muitas pessoas fizeram uma escolha consciente, talvez por ter pressa ou até mesmo por não ter direito à cidadania italiana. Essas pessoas incentivam aquilo que já vem acontecendo há algum tempo, que é o crescimento não saudável dos negócios de cidadania italiana. O motivo é bem conhecido, os altos valores cobrados pelos serviços e a quantidade de clientes em potencial. Afinal quem está planejando imigrar para outro país faz um planejamento, muitas vezes vendendo bens no Brasil, estando portanto dispostos a pagar as altas cifras cobradas pelas assessorias. Dessa forma muitos picaretas e golpistas entram no mercado e oferecem soluções milagrosas burlando os procedimentos e violando leis italianas. 
Não nos cabe aqui julgar os golpistas nem seus clientes, pois esse papel já está sendo feito pela justiça italiana. O que é importante discutir e analisar é o impacto que todos esses casos podem ter nos processos daquelas pessoas que escolhem assessores idôneos ou que decidem fazer por conta própria de acordo com as leis e procedimentos italianos. Essas pessoas podem acabar sendo prejudicadas pelo endurecimento das práticas burocráticas e aumento das exigências nos processos da cidadania italiana, de maneira a garantir a legalidade dos documentos apresentados. Não se sabe ao certo se o governo italiano mudará alguma coisa no processo da cidadania, mas só o fato de terem tomada tamanha visibilidade esses casos de fraudes já pode ser suficiente para que os oficiais de comune italianos sejam mais minuciosos ao realizar os processos daqui pra frente.
Além disso temos as constantes tentativas de mudança nas leis de transmissão da cidadania por parte de parlamentares italianos, que até agora não obtiveram sucesso mas que são quase anuais. Tais casos de fraude podem de certa forma serem usados em favor de quem quer limitar a transmissão. Para piorar existe a pressão de países como o Reino Unido, destino de muitos que reconhecem a cidadania italiana. Essas pessoas passam a morar do país, fazendo uso de seus serviços públicos, portanto é do interesse do governo que somente pessoas que possuem o direito possam morar ali. 
Reforço que até agora não há motivo para pânico porque nenhuma medida concreta foi tomada por parte do governo italiano, mas somente fiquemos atentos ao que pode vir no futuro. Aqueles que têm o direito à cidadania italiana podem ficar tranquilos e seguir seu processo sem pressa, porém não se surpreendam caso algum oficial de comune pareça exigente demais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Evite essas cidades para fazer a cidadania italiana na Itália

O processo de Cidadania Italiana durante a crise